Não confundir o site do Terço dos Homens :
www.tercodoshomens.com.br
com o
www.tercodoshomens.org.br
que é o mesmo
www.tercodoshomensmaerainha.org.br
Este site apresenta, com exclusividade, o Terço dos
Homens rezado nas suas origens pelo primeiro tesoureiro,
um dos fundadores do grupo.
Sr. Manoel Pedral, falecido à mais de 40 anos -
ouçam
84 ANOS DE GRAÇAS E
BÊNÇÃOS
no Brasil e no mundo
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A Igreja, que é "a coluna e sustentáculo da verdade"
(1ª Tm. 3, 15), guarda fielmente a fé uma vez por todas
confiada aos santos (cf. Jd. 1, 3). É ela que conserva a
memória das Palavras de Cristo, é ela que transmite de
geração em geração a confissão de fé dos apóstolos. Como
uma mãe que ensina seus filhos a falar e, com isso, a
compreender e a comunicar, a Igreja, nossa Mãe, nos
ensina a linguagem da fé para introduzir-nos na
compreensão e na vida da fé. (Catecismo da Igreja
Católica)"
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51. Como está definido o Cânon Bíblico |
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A Bíblia é formada pelos seguintes livros:
- Antigo Testamento: Gênese, Êxodo, Levítico, Números,
Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, 1º Samuel, 2º Samuel,
1º Reis, 2º Reis, 1º Crônicas, 2º Crônicas, Esdras,
Neemias, Tobias, Judite, Ester, 1º Macabeus, 2º
Macabeus, Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes (ou
Coélet), Cântico dos Cânticos, Sabedoria, Eclesiástico
(ou Sirácida), Isaías, Jeremias, Lamentações, Baruc,
Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas,
Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e
Malaquias.
- Novo Testamento: Mateus, Marcos, Lucas, João, Atos dos
Apóstolos, Romanos, 1ª Coríntios, 2ª Coríntios, Gálatas,
Efésios, Filipenses, Colossenses, 1ª Tessalonicenses, 2ª
Tessalonicenses, 1ª Timóteo, 2ª Timóteo, Tito, Filêmon,
Hebreus, Tiago, 1ª Pedro, 2ª Pedro, 1ª João, 2ª João, 3ª
João, Judas e Apocalipse.
Portanto, o Antigo Testamento é formado por 46 livros e
o Novo Testamento reúne 27 livros.
A Bíblia foi escrita em três línguas diferentes: o
hebraico, o aramaico e o grego (Koiné). Quase a
totalidade do Antigo Testamento foi redigida em
hebraico, embora existam algumas palavras, trechos ou
livros em aramaico e grego. Quanto ao Novo Testamento,
este foi completamente redigido em grego - a única
exceção parece ser o livro de Mateus, originariamente
escrito em aramaico, contudo esse original foi perdido
de maneira que resta-nos hoje a versão em grego.
Quanto ao Antigo Testamento, a Bíblia protestante possui
sete livros a menos que a Bíblia católica. Ocorre que a
Igreja Católica, desde o início, utilizou a tradução
grega da Bíblia chamada Septuaginta ou Versão dos
Setenta (LXX). Essa tradução para o grego foi feita no
séc. III aC., em Alexandria (Egito), por setenta e dois
sábios em virtude da existência de uma grande comunidade
judaica nessa cidade que já não mais compreendia a
língua hebraica. Na época em que foi feita essa
tradução, a lista (cânon) dos livros sagrados ainda não
estava concluída, de forma que essa versão acabou
abrigando outros livros, ficando mais extensa. Essa foi
a Bíblia adotada pelos Apóstolos de Jesus em suas
pregações e textos: das 350 citações que o Novo
Testamento faz dos livros do Antigo Testamento, 300
concordam perfeitamente com a versão dos Setenta,
inclusive quanto às diferenças com o hebraico.
Por volta do ano 100 dC., os judeus da Palestina se
reuniram em um sínodo na cidade de Jâmnia e
estabeleceram alguns critérios para formarem o seu cânon
bíblico. Esses critérios eram os seguintes:
- O livro não poderia ter sido escrito fora do
território de Israel.
- O livro não poderia conter passagens ou textos em
aramaico ou grego, mas apenas em hebraico.
- O livro não poderia ter sido redigido após a época de
Esdras (458-428 aC.).
- O livro não poderia contradizer a Lei de Moisés
(Pentateuco).
Assim, os livros escritos por aquela enorme comunidade
judaica do Egito não foram reconhecidos pelo sínodo de
Jâmnia, por causa de seus critérios ultranacionalistas.
Também em virtude desses critérios, o livro de Ester -
que em parte alguma cita o nome de Deus - foi
reconhecido como inspirado, mas somente a parte escrita
em hebraico; os acréscimos gregos, que incluíam orações
e demonstravam a real presença de Deus como condutor dos
fatos narrados, foram completamente desprezados,
deixando uma lacuna irreparável.
Os livros não reconhecidos pelo sínodo da Jâmnia e que
aparecem na tradução dos Setenta são tecnicamente
chamados de deuterocanônicos, em virtude de não terem
sido unanimemente aceitos. São, portanto,
deuterocanônicos no Antigo Testamento os seguintes
livros: Tobias, Judite, Baruc, Eclesiástico, Sabedoria,
1º Macabeus e 2º Macabeus, além das seções gregas de
Ester e Daniel.
Com a dúvida levantada pelo sínodo de Jâmnia, alguns
cristãos passaram a questionar a inspiração divina dos
livros deuterocanônicos. Os Concílios regionais de
Hipona (393), Cartago III (397) e IV (419), e Trulos
(692), bem como os Concílios Ecumênicos de Florença
(1442), Trento (1546) e Vaticano I (1870), confirmaram a
validade dos deuterocanônicos do Antigo Testamento,
baseando-se na autoridade dos Apóstolos e da Sagrada
Tradição.
Da mesma forma como existem livros deuterocanônicos no
Antigo Testamento, também o Novo Testamento contém
livros e extratos que causaram dúvidas até o séc. IV,
quando a Igreja definiu, de uma vez por todas, o cânon
do Novo Testamento. São deuterocanônicos no Novo
Testamento os livros de Hebreus, Tiago, 2Pedro, Judas,
2João, 3João e Apocalipse, além de alguns trechos dos
evangelhos de Marcos, Lucas e João.
Com o advento da Reforma Protestante, os evangélicos - a
partir do séc. XVII1 - passaram a omitir os
livros deuterocanônicos do Antigo Testamento. Alguns
grupos mais radicais chegaram - sem sucesso - a tentar
retirar também os livros deuterocanônicos do Novo
Testamento. É de se observar, dessa forma, que caem em
grande contradição por não aceitarem os deuterocanônicos
do Antigo Testamento enquanto aceitam,
incontestavelmente, os deuterocanônicos do Novo
Testamento.
1 O próprio Lutero (fundador da Reforma) traduziu e
publicou, para a língua alemã, os livros
deuterocanônicos do Antigo Testamento.
Fonte: Site "Veritatis Splendor" |
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O Terço
(Rosário) dos Homens não exige
nada e não cobra nada da vida pessoal dos seus
participantes, o que faz
com que seus membros se sintam livres, e a liberdade dá ao
homem o poder de ser aquilo que ele deseja ser, daí as
transformações se sucederem de modo espontâneo
causado pelo contato que os mesmos passam a ter
com
Deus por intercessão
de Maria. |
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